Pesquisar este blog

domingo, 27 de junho de 2010

Novos post´s no blog por Clara Carlan


Sras e Srs , Apartir de hoje a nossa colega do Dream Team a chef Clara Carlan também vai contribuir com receitas e dicas aqui no blog.
Aproveitem!!!

Molho de Limao Siciliano

Sou fa de Limao Siciliano, e estava louca pra criar um molho que pudesse harmonizar tanto com peixes como com carnes suinas. Segue a receita.

Esprema o suco de 5 limoes sicilianos, rale a casca. Numa panela, refogue 100g de manteiga, 2 cebolas bem picadinhas, apos estar bem transparente, coloque vinho branco (200ml), 6 anis estrelado, 2 folhas de louro e deixe reduzir em 50%. Adicione o suco dos limoes, uma parte das raspas e deixe ferver por 5 minutos. Coe em um chinoix bem fino.

Volte ao fogo, adicione 1L de creme de leite fresco (nata) e deixe ferver. Quando ferver, adicione uma colher de sobremesa de amido de milho diluido em agua. Va mexendo bem, e quando engrossar, desligue o fogo.

Tire a panela do fogo e adicione 200g de manteiga gelada mexendo sempre com um fouet.

Para servir, coloque o molho, anizes estrelado para decorar e salpique com o restante das raspas de limao.

Dica: Caso utilize com carnes suinas, deixe a carne marinando por 2 dias, numa marinada de vinho branco, vinagre de maca, oleo, anizes estrelado, cravo, zimbro, mirepoix e suco de laranja.



Mais um encontro da confraria !!!



Hoje encontramos novamente, porem sem um dos membros do Dream Team, nosso amigo, Chef Gustavo Bonet nao pode comparecer a mais um encontro da Confraria.

Preparamos dessa vez, um Tortelli de Abobora Cabotia com Nozes, com um molho Gorgonzola, e uma Picanha com Persillade de Ervas e Parmesao.

Segue a receita para voces tambem testarem:

Para o Tortelli, Prepare a Massa:

Calcule 100g de trigo por pessoa, a cada 100g de trigo coloque 1 ovo, de preferencia utilize ovos caipira. Faca uma fontana com o trigo, coloque os ovos no meio, mais um fio de azeite e sal a gosto. Va incorporando a massa, primeiro quebre as gemas com auxilio de um garfo, e a farinha va misturando aos poucos, e logo depois sove a massa com as maos ate dar ponto. Reserve.

Prepare o recheio:

Descasque e cozinhe a abobora cabotia, depois de cozida, amasse com auxilio de um garfo. Tempere com sal, pimenta, nozes pecan fatiadas e parmesao. Caso seja necessario, adicione uma colher de sopa de trigo para deixar o recheio mais firme.

Abra a massa bem fininha, monte os tortellis e reserve.

Prepare o molho:

Corte uma cebola bem picadinha, e refogue na manteiga com duas folhas de louro. Coloque aproximadamente um copo de vinho branco e deixe reduzir. Depois de uma reducao de 50%, adicione 1 Litro de Creme de Leite fresco. Quando ferver acrescente 200g de gorgonzola ralado. Caso necessite, adicione sal. Tempere com pimenta.

Cozinhe os tortellis em agua abundante com azeite e sal. Coloque o molho sobre os tortellis e sirva.

Para a Picanha, prepare o Persillade:

Triture meio pacote de pao de forma, e misture um maco de salsinha e um maco de ciboulette picadinhas bem fininhas. Acrescente tambem manjerona fresca e tomilho fresco bem picadinhos tambem. Rale parmesao, aproximadamente 150g, coloque pimenta calabresa a gosto, 1 cabeca de alho bem picadinha e azeite de oliva.

Tempere a picanha com sal, e cubra com o persillade. Leve ao forno por mais ou menos uma hora.

O melhor de todos!!!



Confesso! Sou um viciado em café( o expresso de preferência). Não consigo passar um dia sem. Mas infelizmente, nem sempre conseguimos tomar um café "decente", bem tirado,com um blend e aroma agradáveis... O mais comum é acharmos um café: Ou torrado de mais ou queimado de mais na hora de servir (quando aparece aquela borra preta em cima do copo). Para minha felicidade encontrei aqui em Curitiba o lugar que posso afirmar(pois desde que fui pela primeira vez, não deixei mais de ir): Não tem erro,ali sabe-se servir um bom expresso, aliás bom não, o melhor que já tomei. Tem uma magia na composição dos grãos, na tiragem .... O atendimento é muito bom, o lugar muito agradável e tem uma torta chamada "tarte de amêndoas", típica portuguesa, que pode-se adicionar na lista das 1000 tortas para se provar antes de morrer...Show.
Bom, o lugar chama-se CafeZau, fica rua Augusto Stresser, 318 Alto da Glória Curitiba, Pr
41.3018.1088.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sabe quando bate aquela vontade de comer um fast-food???


Pessoal, conheci um cachorro quente aqui em Curitiba simplesmente excelente!!! Fica na rua Manoel pedro, esquina com Rua Munhoz da Rocha aqui no Cabral. Achei muito interessante, comi um cachorro quente "vegetariano", até a maionese é diferente e tem também um molho de pimenta campeão!!
Pena que eles estão pra fechar, pois acessei o blog www.superdogcabral.blogspot.com e levei um susto! Infelizmente esta à venda a barraquinha.. que pena!!! Então sugiro que corram lá e experimentem...nunca se sabe quem vai assumir né?
Abraços

terça-feira, 22 de junho de 2010

SOPA PARA ENCARAR O FRIO...


O frio chegou com força total e a ocasião pede comidas mais quentes e elaboradas. A dica da chef de cuisine Daniela Prosdócimo Caldeira, da La Table Gastronomie, de Curitiba, são as chamadas confort food – comida com aconchego. Uma delas é servir a sopa em minimorangas, que são fáceis de encontrar em feiras ou mercados. Confira esta receita exclusiva da chef.

Ingredientes
50 ml de azeite de oliva;
300 g de abóbora moranga em pedaços;
1 cebola pequena picada;
400 ml caldo de galinha;
50 ml de vinho branco;
100 ml de nata fresca;
1 banana prata cortada em rodelas;
1 colher de chá de curry;
1 cenoura cortada em rodelas;
4 camarões;
1 folha de louro;
Sal a gosto.

Modo de preparo:
Refogue a cebola no azeite de oliva, acrescente a abóbora, a cenoura e a banana. Adicione o curry, o vinho branco e mexa. Acrescente a folha de louro, o caldo de galinha e cozinhe por aproximadamente 30 minutos. Retire do fogo e bata no liquidificador. Peneire e adicione o creme de leite. Salgue a gosto.
Grelhe os camarões e pique bem pequenos. Sirva a sopa (dica da chef: em minimorangas) com o camarão temperado (picado) por cima.
Rendimento da receita: 4 porções.

Fonte site http://www.paranashop.com.br

segunda-feira, 21 de junho de 2010

CEVICHE OU SEVICHE ? O NOVO SUSHI ?

Segundo o antropólogo e gastrônomo Mariano Valderrama, o "Ceviche" nasceu na costa peruana, quando pescadores encontraram um jeito simples de se alimentar no mar. Eles pescavam e se alimentavam ali mesmo, no mar, cortavam o peixe e acrescentavam o ají. Com a chegada dos espanhóis à America Latina, o limão foi acrescentado e se tornou um ingrediente indispensável para o preparo do ceviche. A receita é popular em todas as regiões banhadas pelo Oceano Pacífico.
Em 2004, o Instituto Nacional de Cultura do Peru declarou o prato como patrimônio cultural do país e determinou que a grafia correta é "seviche". Mesmo assim a maioria dos peruanos usa "cebiche". A origem da palavra também possui várias explicações, a mais aceita, defendida pela Real Academia Espanhola, é a que vem do Árabe sikbDD, usado pelos espanhóis para chamar o método de conservar alimentos em meios acidos, como o vinagre, de onde resulta o escabeche preparado na Espanha.

Bom, depois de feita a pesquisa, resolvi preparar o prato, e diga-se de passagem... FICOU ÓTIMO!!!!!

SEGUE A RECEITA:

INGREDIENTES:

400 GRAMAS DE ATUM
1 CEBOLA ROXA EM FATIAS FINAS
1 LULA (TAMANHFO MÉDIO)
MEIO KILO DE CAMARÃO MÉDIO
35ML DE SHOYO
100 ML DE CALDO DE PEIXE
1 SUCO DE 6 LIMÕES
MEIO PIMENTÃO VERMELHO EM RODELAS FINAS
1 PIMENTA DEDO DE MOÇA
SAL E PIMENTA BRANCA
TEMPERO VERDE (SALSINHA E CEBOLINHA)



PREPARO:

- COLOQUE O SUCO DE LIMÃO EM UM RECIPIENTE ACRESCENTE A PIMENTA BEM PICADA, SAL E O TEMPERO VERDE BEM PICADO. RESERVE.
- DESCASQUE O CAMARÃO, E LIMPE BEM, TIRANDO AS ENTRANHAS.
- CORTE O ATUM EM CUBOS
- LIMPE A LULA E CORTE-A EM ANÉIS.
- COLOQUE TODOS OS INGREDIENTES NO RECIPIENTE COM O SUCO DE LIMÃO E RESERVE POR 15 MINUTOS, DEIXE MARINAR.

MONTE O PRATO COM AS RODELAS DE PIMENTÃO VERMELHO PRIMEIRO, AS CEBOLAS ROXAS, VÁ MONTANDO EM CAMADAS , ATUM, CAMARÃO E LULAS....APÓS A MONTAGEM AO SEU MODO, REGUE COM O CALDO DO PEIXE E COM O SHOYO. PRONTO!!!!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

CONFRARIA DOS CHEF´S ROQUEIROS

Da união da Gastronomia com o gosto pelo Rock, surgiu a CONCHERO - CONFRARIA DOS CHEF'S ROQUEIROS . Chef Flavio Fardado de princípios punk e Chef Mauro Poddesu que foi proprietário de Pub em Roma, são os pilares dessa confraria que conta também com Chef Stela Pisani, Chef Marcelo Amaral proprietário do Lagundri, e outros chef's em contratação. Agora eles vão atuar com suas experiências internacionais em eventos do seguimento musical de Curitiba e de todo o Brasil, e para lançar esta parceria eles estarão festejando e apresentando seus cardápios e idéias. Este lançamento é somente para convidados e acontecera no dia 27.06.10 - domingo as 17:00 no Bistro do Vox Bar. Mas estamos abertos para receber novos confrades que sejam CHEF'S ROQUEIROS e queiram participar da CONCHERO



Chef Mauro Poddesu

Fone (041) 9927-7676

terça-feira, 15 de junho de 2010

Enogastronomia - a arte de harmonizar o vinho com a comida


O conhecimento isolado de vinhos e de pratos nem sempre é suficiente para que na prática, num almoço ou jantar, se obtenha a harmonia necessária para que ambos se valorizem. A escolha errada do vinho normalmente compromete um bom prato, pois ambos podem não ser compatíveis. A escolha aleatória dificilmente é a certa e para acertar é necessário o conhecimento de algumas regras básicas. A teoria do "beber o vinho que você gosta com o prato que você gosta" esconde com certeza a falta de experiência de quem a adota. Isto é o equivalente a beber qualquer vinho com qualquer prato. Não há nada mais desagradável que uma combinação infeliz, às vezes até prejudicando vinhos caros e pratos requintados. O conceito de 'peixes com brancos e carnes com tintos' não deve ser aceito rigidamente, pois há casos exatamente contrários. Por outro lado, existem também uma variedade muito grande de tipos e qualidades de vinhos a considerar, como brancos, tintos, rosados, leves, médios, pesados, aromáticos, espumantes, secos e doces. Outras características dos vinhos que afetam a harmonia com pratos são os taninos, a acidez, o álcool e a temperatura.
Como este tema é bastante amplo, resolvi em primeiro lugar dar alguns exemplos de harmonização com queijos.

No momento da escolha do queijo para acompanhar vinhos, além da intensidade de sabor deve-se ter em consideração a textura da massa. Caso seja do tipo que adira muito às papilas gustativas, a opção deve recair em um vinho de sabor mais intenso e/ou mais taninoso, uma vez que os taninos coagulam as proteínas. Em situações em que o sabor do queijo é muito intenso, e para que não se sobreponha ao vinho, deve-se servir o queijo com pão, torradas ou bolachas, que atenuará o sabor do queijo. Acidez e sal também devem ser levados em consideração. Alguns exemplos:

- Queijos frescos com lactose elevada mas com baixa acidez e sal como a mozzarella, brie, camembert e ricota, tornam os vinhos mais fortes. Eles se harmonizam melhor com vinhos brancos leves de Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e estilos leves de Chardonnay (jovens e sem madeira).
- Queijos jovens com elevada acidez e pouco sal, como queijos de cabra, atenuam vinhos com alta acidez como os varietais de Sauvignon Blanc e o Vinho Verde.
- Queijos com acidez e sal moderados como o cheddar, o Gruyère e o queijo de cabra maturado, podem ser acompanhados com a maioria dos vinhos, pois seus taninos são atenuados e os sabores de fruta realçados.
- Parmesão e queijos azuis como o Roquefort, Gorgonzola e Stilton, ricos em sal e acidez, tornam vinhos tintos leves adstringentes. Estes queijos combinam melhor com vinhos mais pesados e doces, como o Porto (Vintage, LBV ou Tawny) e o Sauternes, ou tintos com teor alcoólico elevado como o Amarone.

fonte: winexperts.

domingo, 13 de junho de 2010

Dream Team - Ravióli Cablanca com Carré de Cordeiro em crosta aromática




Durante este domingo, a equipe Dream Team desenvolveu uma receita original, saborosa e inovadora. A equipe, composta de 4 integrantes Clara Carlan, Claudio Sá, Gustavo Bonet e Larissa Trentini, com sua criatividade elaborou um Ravióli recheado com Queijo Cablanca (de Cabra) guarnecido com Manteiga de Sálvia acompanhando um Carré de Cordeiro na Crosta Aromática.
Pessoal, vou explicar o fato do Dream Team... Nós faziamos parte de uma equipe do curso de chef de cuisine do Centro Europeu, utilizavamos a mesma bancada, e se entendemos muito bem, desde o começo... formamos uma equipe mesmo, aquela que só no olhar já se entendiamos, e o resultado final sempre agradava bastante.... bom ficou o nome e agora somos um tipo de confraria (apartir de hoje), pretendemos continuar se encontrando e inventando....

Segue a Receita!

Ingredientes:

1) Massa:

600g de Farinha de Trigo
6 ovos
Sal a gosto
1 Colher de Sopa de Azeite de Oliva

Modo de Preparo:

Coloque a farinha de trigo em uma superfície lisa (de preferência de mármore), faça uma cavidade no meio do trigo e adicione os ovos um a um. Adicione o sal e o azeite de oliva. Com o auxílio de um garfo, fure as gemas e pouco a pouco vá incorporando a farinha. Com as mãos, sove a massa e coloque em um bowl enfarinhado para descansar por aproximadamente 30 minutos.

2) Recheio:

450g de Ricota Fresca
450g de Queijo Cablanca ralado
Meio Maço de Tomilho fresco, debulhado e limpo
Sal, Azeite de Oliva e Pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes e reserve.

3) Crosta Aromática:

300g de Pão de forma ralado
50g de Parmesão ralado
Meio maço de ciboulette
Meio maço de salsinha
6 ramos de alecrim fresco
2 colheres de sopa de tomilho
3 colheres de sopa de azeite de oliva (ou até dar liga)
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes e reserve.

4) Carré de Cordeiro:

Ingredientes:

1,5kg Carré de Cordeiro Limpo
Sal e Pimenta a gosto
Crosta Aromática

Modo de Preparo:

Tempere o carré com sal e pimenta e cubra-o com a crosta aromática. Disponha o carré em uma forma e leve ao forno quente (180o.C) por mais ou menos 30 minutos.

5) Manteiga de Sálvia:

Ingredientes:

550g de Manteiga
2 maços de Sálvia lavados e debulhados

Modo de Preparo:

Clarifique a manteiga e adicione a sálvia.

6) Raviólis:

Abra a massa previamente reservada numa espessura de aproximadamente 1 cm. Corte em tiras de 7 a 8 cm, recheie com a mistura de Cablanca e Ricota. Reserve em um bowl enfarinhado. Cozinhe em água abundante e fervente previamente salgada.

7) Monte os pratos:

Coloque o carré no centro do prato, distribua 6 raviólis do prato guarnecendo com a manteiga de sálvia a gosto.

Bom Apetite!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Arroz de Carreteiro do Sá


Essa receita eu faço a bastante tempo, porém no final de semana passado, fiz uns experimentos e acho que deu certo... mudei a cara do arroz de carreteiro tradicional e o resultado foi muito bom...
Ingredientes:
- 200g de arroz
- 1 cebola inteira (moagem)
- 2 dentes de alho (moagem)
- pimentão vermelho
- 20 ml de azeite
- carne de boi "frescal" (para quem não conhece é um coxão mole salgado, quase uma carne de sol)
- 1 lingüiça calabresa sem pele
- 400 ml de caldo de carne assada
- 3 ovos
- tempero verde
- sal e pimenta a gosto

Preparo:

1- Numa panela de barro, coloque um fio de azeite, doure a cebola e o alho
2- Acrescente a carne (já desalgada), cortada em pequenos cubos e a lingüiça cortada da mesma forma
3- Deixe dourar e acrescente o arroz, mexa bem para os ingredientes ficarem bem juntos ao arroz crú.
4 - Coloque o caldo e cozinhe o arroz nesse caldo.
5- Cozinhe os ovos em separado
6 - Você notará uma coloração avermelhada característica do caldo, acrescente o pimentão vermelho (faça uma quase uma moagem, primeiro corte em juliene e depois em quadrados pequenos), acrescente também a celolinha (do tempero verde)
Decore com os ovos cozidos e a salsinha moída

Novo Layout do blog.

Meus amigos blogueiros,
Mudei o layout do blog, estou aberto a opiniões.
Grato

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Costelinha com Ora Pro Nóbis

Pessoal Estava eu lá no Centro Europeu para reencontrar meus amigos e colegas de curso, quando achei um exemplar da revista Gula, muito antiga, com preço ainda em 200.000,00 cruzeiros...
Essa é uma receita que eu estava tentando achar desse mesmo jeito que esta escrito abaixo... resolvi compartihar...
Enjoy

- 1 kg de costelinhas de porco
- 1 colher de sopa de sal com alho amassado
- 1 cálice de cachaça
- 1 cálice de suco de limão
- 1 cebola média
- uma colher de chá de urucum
- 30 g de gordura de porco
- 1 folha de loro
- 1 maço de cheiro verde (de preferencia organico)
- 1 litro de água
- 1 molho pro nóbis
- Pimenta vermelha e sal a gosto

Preparo:
1- Coloque as costelinhas para ferver em um pouco de água, misturada com cachaça, durante 2 minutos
2- Escorra-as bem e frite-as na gordura de porco até dourar, passe 3 colheres dessa gordura em uma panela de barro
3- Refogue ai, cebola picada em cubos, sal com o alho amassado, o urucum e as costelinhas. Em seguida, vá acrescentando toda a água, aos poucos, o cheiro verde picado, o suco de limão , o loro e a pimenta.
4- Deixe o ensopado no fogo até as costelas ficarem macias
5- NA ora de servir pique o ora pro nóbis em cima do ensopado. Sirva na própria panela de barro.

Acompanhamentos adequados para esse prato: Arroz com alho e angú de escravo.

Angú de escravo
- 1 litro de água, caldo de carne ensopada
- 250 gramas de fubá moinho de pedra.

Preparo:
Mesma forma de fazer uma poleta, na panela com o caldo acrescente aos poucos o fubá e vá mexendo até ganhar consistencia.

HADDOCK COM BATATAS E MOLHO MOSTARDA


Ingredientes:

- 1 posta hadock de aprox. 200g
- 1 batata média
- 2 colheres de sopa de mostarda
- 1 cebola média cortada em tiras
- 500 ml de leite
- 40 g de manteiga
- 50 g de farinha de trigo
- óleo, sal e pimenta a gosto

1 - Aqueça o leite, junte o hadock e as batatas, cozinha até as batatas estiverem macias. Retire do fogo e reserve.
2 - Refogue a cebola com pouco de óleo e disponha em cima do hadock. Em uma forma pequena, coloque as batatas e o hadock, leve ao forno médio 180 graus.
3 - Enquanto isso derreta a manteiga em uma panela, junte a farinha e vá acrescentando o leite aos poucos, junte a mostarda e coloque sal a gosto (cuidado com o sal!!!)
4 - Para servir, é só dispor as batatas, colocar o hadock em cima e regar com o molho.

Carne seca com purê de aipim


Ingredientes:

- 1 kg de carne seca em tiras
- 5 unidade(s) de cebola em rodelas
- 3/4 xícara(s) (chá) de óleo de soja
- 1 kg de mandioca
- 1 xícara(s) (chá) de leite
- 2 colher(es) (sopa) de manteiga
- Sal a gosto


Deixe a carne seca de molho na água, de véspera. No dia seguinte, escorra e coloque-a numa panela com 2 litros de água. Cozinhe até que fique macia. Reserve.
Numa outra panela, frite a cebola no óleo até ficar macia e dourada. Retire da panela e reserve.
Na mesma panela da cebola, adicione a carne e frite até dourar. Se precisar, acrescente mais óleo. Junte a cebola frita e tempere.
Cozinhe a mandioca na água e quando estiver macio, escorra e depois amasse-a bem.
Numa panela com a mandioca, acrescente o leite e a manteiga. Leve ao fogo e misture para formar uma massa leve. Retire do fogo e sirva com a carne.

Risotto de parmesão guarnecido com ossobuco


Para o ossobuco
4 unidades de ossobuco
500ml de caldo de legumes
50ml de óleo de girassol
1 cebola picada
1 cenoura picada
1 salsão picado
1 alho-poró picado
200g de farinha de trigo

Para o risotto
300g de arroz arbóreo
1/2 cebola ralada
150g de manteiga
1/2 taça de vinho branco
500g de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de açafrão em pó
50g de queijo parmesão ralado

1 - Ossobuco
Empane cada peça de ossobuco na farinha de trigo. Em uma frigideira, aqueça o óleo e frite os ossobucos até criar uma camada caramelada. Em uma assadeira funda, coloque o caldo de legumes, os legumes picados e as peças de ossobuco. Feche com papel alumínio e deixe no forno a 180° C, de 40 a 50 minutos. Retire quando a carne estiver macia.

2- Risoto
Frite a cebola usando 100g da manteiga em uma panela funda. Adicione o arroz e deixe cozinhar um pouco. Coloque o vinho branco e frite até evaporar o álcool. Adicione o açafrão e vá acrescentando caldo de legumes aos poucos, sempre mexendo. Misture bem em fogo médio até que o arroz fique al dente. Retire do fogo, coloque o restante da manteiga e o queijo parmesão. Mexa bastante até o risoto pegar liga. Sirva com o ossobuco.

RAVIOLI DE ABÓBORA COM RAGÚ DE CARNE SECA


BOM, COM A PROXIMIDADE DO DIA DOS NAMORADOS,RESOLVI PUBLICAR ALGUMAS RECEITAS QUE CAIRIAM MUITO BEM PARA UM JANTAR A DOIS.
SEGUE A PRIMEIRA:
PARA O RAVIOLI:
- 1Kg de farinha de trigo grano duro
- 500g de purê de abóbora japonesa
- 9 ovos
- sal e pimenta a gosto

PARA O RAGÚ:
- 350g de carne seca cortados em tiras
- 300g de liguinça blumenau com o mesmo corte
- 200g de tomates sem pele e sem sementes picados
- 100g de cebola picada (moagem)
- caldo do cozimento da carne seca ( lembrar que já é bem salgado)
- óleo, sal e pimenta a gosto

1 Para o ravioli, espalhe a farinha em uma superfície lisa, de preferência de inox ou mármore, faça um furo no centro e acrescente o sal e os ovos. Amasse bem. Retire a massa aos pedaços e passe no cilindro, deixando-a fina. Coloque o purê, cubra com o outro lado da massa e corte em quadrados grandes.

2 Para o ragú, ferva a carne seca retirando o sal. Reserve o caldo. Refogue a cebola com um pouco de óleo, depois de dourada, junte o tomate e o caldo e ferva por 10 min.

3 Coloque a carne seca e a linguiça blumenau.
4 Para servir é só cozinhar a massa, guarneça com ragú de carne seca. Monte o prato de acordo com sua preferência.